2.8.11

SIGA SUA PAIXÃO!

João Roberto Vieira, psicólogo

 

Muitas são as pessoas que vivem apenas para os seus problemas. A eles dedicam o seu primeiro pensamento do dia, e com eles se deitam. Eles são os seus “deuses”, ciumentos e implacáveis. Devoram os seus sonhos, os seus desejos, as suas paixões, toda a sua energia de vida. E você? Como lida com os seus problemas?
Observe-se e reconheça o seu comportamento diante de surpresas, mudanças, novidades, contrariedades, incertezas. Quais problemas são capazes de lhe tirar o sono? Quais são capazes de lhe estragar o dia? Como você descarrega a sua ansiedade? Você fica tenso (a), preocupado (a), agressivo (a) e não sossega enquanto não se livra deles? Fica fechado (a) ou mais tagarela? Fica sempre empurrando para depois, ou fazendo apenas remendos? Até que ponto interferem na sua atividade profissional? E na vida familiar?
Para ajudar a refletir, apresento-lhe um desafio simples, que aqui vai estar representando todos os seus problemas. Mesmo que já o conheça, permita-se fazê-lo, pois o importante não é acertar ou errar, mas observar-se e aprender algo sobre si.
*Insista. Faça um exercício de auto-observação: como você enfrenta os desafios? Fique um tempo tentando e observando como você funciona diante de um desafio desconhecido... Só depois, confira o resultado do desafio.

Algumas considerações que podemos extrair:

- Quando se consegue mudar o ponto de vista, o que parece difícil torna-se muito simples.
-O simples fato de apresentar algo como “desafio”, e não como um “problema”, coloca-nos numa atitude de querer interagir e aprender, e não apenas fugir de uma ameaça.
- As nossas crenças e barreiras, impostas por nós mesmos, impedem-nos de encontrar as saídas.
- Muitas vezes só vamos até o limite do conhecido, não ousamos ir além.
- “Persistir é aprender com as dificuldades, e, não, ficar repetindo o mesmo erro.” (01)

* João R. Vieira
 Psicólogo, terapeuta, palestrante sobre temas ligados à Qualidade de Vida e Relações de Parceria. Coordenador da Casa Colaborativa e Espaço Cultural Coexistir, e do Programa de Apoio em Momentos de Crise, Mudanças e Decisões. Autor de  “O Caminho – o livro das buscas”, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates