2.8.11

CAMINHAR - SÓ FAZ BEM

João Roberto Vieira, psicólogo

O dia-a-dia de muitos de nós frequentemente é tenso, árido, um corre-corre para sanar problemas, responder a pressões e cobranças, da vida pessoal e profissional. Vamos acumulando inúmeras situações desgastantes, e cultivamos raríssimas oportunidades de reciclar as energias, de fazer algo prazeroso e saudável. Estão postas, assim, as condições que geram o estresse e desencadeiam toda a sorte de doenças e problemas.
Diante disso, é fundamental que cada um escolha e utilize as suas ferramentas para prevenir o estresse cotidiano, como a prática do futebol, da natação, do yoga, da dança, das artes marciais etc. Mas aqui vamos destacar uma das formas mais simples, acessíveis e eficazes de se melhorar a qualidade de vida: a caminhada.
“É hora de seguir simplesmente o seu caminho, resignado.
Não basta chegar lá. É preciso amar o seu caminho.”(01)

 CAMINHAR FAZ BEM PARA O CORPO
Todo mundo sabe que caminhar é saudável, mas ainda assim muitos não desenvolveram a atitude de prevenção, e esperam até que o médico lhes dê a sentença: “Ou você começa a caminhar, ou morre!”
A caminhada regular estimula a circulação e oxigenação sanguíneas, aumenta a capacidade respiratória, gasta as calorias em excesso, exercita os músculos, contribui para ativar e regularizar todos os sistemas do organismo (cardiorespiratório, digestivo...) Quantas doenças poderiam ser evitadas!
CAMINHAR FAZ BEM PARA O EQUILÍBRIO EMOCIONAL
Caminhar é uma excelente forma de relaxar, liberando os hormônios do prazer e sensação de bem-estar. Isto também não é surpresa para ninguém.
Enquanto caminha, você vai eliminando as suas tensões, digerindo as suas angústias. O fluir dos seus pensamentos vai ganhando mais lucidez: você pensa melhor andando.
Meditar enquanto caminha, entoar mantras, rezar o terço... Caminhar também pode ser uma boa base para sua vida espiritual.
“Quem caminha deve carregar poucas coisas, somente o essencial. E, para seguir a sua trajetória na vida, você não deve sobrecarregar-se com seus medos , excessos de proteção, rancores, culpas e ambições.” (01)
 CAMINHAR HARMONIZA VOCÊ COM A NATUREZA
A falta de harmonia com a natureza está na base de muitos problemas do homem moderno, pois somos partes integrantes e dependemos desta que ignoramos e maltratamos.
Caminhar num belo parque, cercado de verde, envolvido pelo cheiro da terra, ouvindo o brincar despreocupado dos pássaros... sem perceber desenrola-se um colóquio com a quietude e majestade das árvores, as ondulações do lago. Aos poucos essa beleza, harmonia e simplicidade vai ocupando espaço dentro de você, livrando-o dos ruídos e complicações em que se perdiam os seus pensamentos.
CAMINHAR PROMOVE SUAS AMIZADES E RELAÇÕES
Com o hábito de caminhar, você tem a oportunidade de encontrar muitas pessoas interessantes, e que também estão num movimento de cuidar-se, de valorizar a vida. Ali no parque, as pessoas estão mais dispostas a trocar e aproximar-se. E, como provavelmente você as veja com freqüência, fica mais fácil ir estreitando os vínculos gradativamente, ampliando as suas amizades e rede de contatos.
Além disso, a maioria das pessoas gosta de uma boa companhia para caminhar, tornando essa atividade mais agradável. Assim é uma oportunidade para chamar um amigo, o pai, a mãe,  a esposa ou marido, o filho... Talvez a caminhada possa ajudar a resgatar aquele espaço de diálogo e proximidade que está ameaçando suas relações familiares.
DICAS PARA UMA BOA CAMINHADA
 - Regularidade. A regularidade é fundamental para que o organismo assimile um ritmo e os benefícios possam surgir.
- Ritmo. Respeite o seu ritmo, graduando o nível de esforço a que você se submete. Não adianta querer tirar o atraso de dias, ou anos, de sedentarismo, sobrecarregando-se.
- Alongamento antes. Faça um alongamento antes de iniciar a caminhada, para evitar lesões.
- Soltura. Procure soltar o corpo e expandir a respiração. Relaxe os movimentos da pélvis, largue os ombros, pise firme e gostoso, do calcanhar à ponta dos dedos. E respire amplamente ao longo da caminhada.
- Expansão.  Aprecie o que de belo encontrar pelo caminho, olhe para os lados e para o alto, expandindo a sua percepção.
- Comunicação. Sorria, cumprimente as pessoas que passam por você. Comunique-se.
- Desaceleração gradativa. Não páre de uma vez a sua caminhada. Vá desacelerando aos poucos.
- Alongamento depois. Faça um alongamento para encerrar.

Caminhar faz a gente pensar na caminhada da vida:
“É sábio buscar sempre o caminho suave, o qual não é suave porque não tenha dificuldades, mas porque segue, sem conflito, a vontade do Universo que pulsa no seu coração.” (01)

* João R. Vieira
 Psicólogo, autor de  (01) “O Caminho – o livro das buscas”, Desenvolve um Programa de Apoio às Lideranças na Gestão da Qualidade de Vida ( Avon – Osasco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates